16/01/2020
Governo, FAEP e Ocepar pedem prorrogação do período de plantio do milho safrinha
Segundo o setor produtivo, problemas climáticos atrasaram o plantio e a colheita da soja, o que impede que o cereal seja semeado no prazo pré-estabelecido

A Secretaria de Estado da Agricultura, o Sistema FAEP/SENAR-PR e o Sistema Ocepar pediram ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) a prorrogação do período de semeadura do milho de segunda safra, no ciclo 2019/20. O pedido foi motivado por condições climáticas adversas, como altas temperaturas e falta de chuvas, que fizeram com que os produtores retardassem o plantio de soja no Paraná. A solicitação é para que o plantio do milho safrinha seja prorrogado por dois decêndios – 20 dias.

O ofício foi enviado à ministra Tereza Cristina no dia 10 de janeiro. Segundo o documento, o plantio tardio da oleaginosa em decorrência dos fatores climáticos provocou “um natural retardamento do período de colheita de soja, o que impedirá que a semeadura do milho de segunda safra seja efetuada dentro do melhor período recomendado pelo Zarc [Zoneamento Agrícola de Risco Climático]”.

“Sabe Vossa Excelência a importância de uma grande produção de milho na segunda safra 2019/20, não só para fiel cumprimento de compromissos internacionais, mas, especialmente, para não sustentar um nível muito elevado de preços, que está está afetando os custos das cadeias de proteínas animais”, consta do documento, assinado pelo secretário estadual de Agricultura, Norberto Ortigara, pelo presidente do Sistema FAEP/SENAR-PR, Ágide Meneguette, e pelo presidente da Ocepar, José Roberto Ricken.


fonte: faep


NOTÍCIAS RELACIONADAS:

POD premia melhores práticas de inovação do Oeste
Moagem de cana pelo Centro-Sul cresce 429% na 2ª quinzena de fevereiro
Embrapa disponibiliza nova cultivar de trigo tropical para produtores de sementes
USDA reduz projeções de estoques locais e globais de soja
Brasil destina mais de 10 mil toneladas de embalagens vazias de defensivos agrícolas
Moagem de cana na 1ª quinzena de janeiro cresce 83,24%
Sanidade na criação de bezerras: dos 31 dias ao desmame - Parte IIIa
Indústria de tratamento de sementes cresce no Brasil

Nenhum comentário até o momento...



Sindicato Rural - Rua Paraná, 3937 - Centro - Cascavel /PR - Fone (45) 3225-3437