NOTÍCIAS

05/12/2018
Número de trabalhadores no agro é o maior em dois anos

O número de trabalhadores atuando no segmento agropecuário (População Ocupada –PO) cresceu 1,78% no terceiro trimestre deste ano, totalizando 18,41 milhões de pessoas, o maior percentual observado desde o segundo trimestre de 2016, segundo dados do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).

“Ao analisar as variações no número de pessoas ocupadas registradas entre os segmentos que compõem o agronegócio, no período destacado (entre o segundo e o terceiro trimestres), houve crescimento para as atividades realizadas no segmento primário, ou “dentro da porteira” (3,12%), para os agrosserviços (1,25%) e para a indústria de insumos (0,36%). Já para a agroindústria processadora, o resultado foi de leve queda de 0,21% no número de pessoal ocupado”, destaca o Cepea.

A pesquisa mostra que o número de trabalhadores cresceu tanto no ramo da agricultura, quanto na pecuária. Na área agrícola, destacam-se as lavouras do café, cana-de-açúcar, laranja, produção florestal e soja. Já na pecuária, todas as atividades analisadas cooperaram para o crescimento da população ocupada no segmento, com destaque para a bovinocultura.

O Cepea destaca, ainda, uma tendência que vem sendo observada nos últimos períodos no mercado de trabalho do agronegócio: melhora no nível médio de qualificação da população ocupada total no setor. No entanto, o estudo destaca, ao mesmo tempo, o aumento no nível de informalidade dos empregos.

FONTE: UNIVERSO AGRO

Nenhum comentário até o momento...


Sindicato Rural - Rua Paraná, 3937 - Centro - Cascavel /PR - Fone (45) 3225-3437